Sond’Ar-te Electric Ensemble - Diz-Concerto
Um espectáculo para DIZER poemas com música que se insere na tradição de obras como "Pedro e o Lobo" de Prokofiev ou “Carnaval dos Animais” de Saint-Saëns.
Um espaço musical e cénico que junta um narrador aos instrumentos da orquestra (flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano) e que nos traz histórias e poemas com música.
Recorrendo a textos e poemas de escritores de referência da literatura portuguesa, este espectáculo pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble integra também a informática-musical para transformar o som da voz e dos instrumentos e alargar o nosso imaginário sonoro. A palavra som e a palavra sentido, pela mão de Camões, Pessoa, Saramago e Isabel Martins traz-nos uma reflexão sobre o nosso tempo e a sociedade contemporânea, não obstante as épocas diversas da sua escrita.
E porque este projecto é de Hoje, a criação musical está no centro da acção; e por isso para este espectáculo foram encomendadas novas obras musicais a vários compositores portugueses. São eles Ângela da Ponte, Daniel Martinho, Pedro Rebelo e Sofia Sousa Rocha, valores emergentes ou já afirmados no nosso panorama musical e que vamos ter o privilégio de voltar a ouvir através da arte musical dos intérpretes de excepção que são os músicos que constituem o Sond’Ar-te Electric Ensemble.
Um espectáculo para todos mas também dirigido às escolas para dar a ouvir e a conhecer os instrumentos, a música e a literatura... e para dar que pensar!
PROGRAMA
Quando Eu Nasci
composição Pedro Rebelo, texto de Isabel Minhós Martins
Ao desconcerto do mundo
composição Ângela da Ponte, poema de Luís Vaz de Camões
Fala do velho do Restelo ao astronauta
composição Sofia Sousa Rocha, poema de José Saramago
Sonho
composição Daniel Martinho, poema de Fernando Pessoa
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Pedro Neves maestro
Ágata Mandillo narradora
Miguel Azguime narrador
Sìlvia Cancela flauta
Nuno Pinto clarinete
Elsa Silva piano
Suzanna Lidegran violino
Luís André Ferreira violoncelo
Electrónica Miso Studio