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ANTÓNIO CHAGAS ROSA EM FOCO NO MIC.PT NO MÊS DE FEVEREIRO
A música de António Chagas Rosa, compositor Em Foco no MIC.PT durante o mês de Fevereiro, estabelece um percurso na fronteira entre a chamada “música pura” e os mais diversos suportes dramáticos, revelando afinidades com a literatura, o teatro, a dança e o cinema.
Nasceu em 1960 e estudou piano com Madalena Sá Pessoa, assim como composição com Constança Capdeville. Viveu nos Países Baixos onde aprofundou os seus estudos e trabalhou como repetidor no Het Muziktheater, tendo também ensinado música no Conservatório de Amsterdão. Presentemente António Chagas Rosa ensina música de câmara na Universidade de Aveiro, onde obteve o seu doutoramento com uma tese baseada na investigação das relações entre o ritmo e a semântica em Das Buch der hängende Gärten de Schönberg. Em meados dos anos 2000 iniciou a sua colaboração com o Ensemble Musicatreize para o qual compôs a cantata As Feiticeiras, e que em 2014 estreou a sua obra A Wilde Mass.
António Chagas Rosa sente proximidade com as obras do período intermédio da Segunda Escola de Viena, as do chamado “atonalismo livre”. O seu catálogo inclui música de vários géneros, nomeadamente, peças para coro a capela e com acompanhamento instrumental, música de câmara, peças a solo, obras orquestrais com e sem solistas ou óperas. Como diz o compositor no Questionário/Entrevista do MIC.PT: “Talvez o futuro retome um conceito de composição que não se alimente de uma permanente hostilidade face ao público não iniciado na música contemporânea; que recupere a função do agrado na nova composição sem que isso represente facilitismo ou degradação aos olhos dos pares; que se encontre um equilíbrio entre financiadores particulares, iniciativa pessoal e apoio estatal.”
Em Fevereiro visitem a secção Em Foco do MIC.PT dedicada a António Chagas Rosa.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Jorge Peixinho (1940-95)
A 20 de Janeiro Jorge Peixinho, compositor editado pelo MIC.PT, faria 75 anos...
Por esta ocasião, neste dia foi lançada a abertura das comemorações do 75.º aniversário do nascimento de Jorge Peixinho, iniciativa organizada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL), Escola de Música do Conservatório Nacional, Festival Dias de Música Electroacústica, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e Conservatório de Música de Seia. Neste sentido foram organizados três eventos paralelos - visionamento de um documentário sobre Jorge Peixinho, uma conferência por Cristina Delgado e Jaime Reis e um concerto com música electroacústica de Jorge Peixinho. Ao longo de 2015, o GMCL irá estender esta iniciativa através da colaboração com várias entidades, para a organização de exposições, concertos, conferências e sessões de electroacústica, todas elas dedicadas a Jorge Peixinho, referência fundamental no que à música portuguesa da segunda metade do século XX diz respeito. Compositor, professor e intérprete, fundador do GMCL, "talento precoce, viadante dos grandes centros da vanguarda do pós-guerra europeu (...), Jorge Peixinho demonstrou sempre uma vontade firme e tenaz de transformar o panorama musical que o envolvia, mesmo quando as circunstâncias e os resultados lhe eram adversos", escreve Cristina Delgado na introdução ao livro, Jorge Peixinho. Escritos e Entrevistas (CESEM/Casa da Música, 2010).
Estreias de Duarte Dinis Silva em Castelo Branco
Prelude; Scherzo & Fugue (2011) para quarteto de guitarras e Chamateia & Solteiras (2014), versão para quinteto de guitarras, são duas peças de Duarte Dinis Silva, compositor editado pelo MIC.PT, que serão estreadas pelo Quarteto Zyryab no dia 7 de Fevereiro no Museu Tavares Proença Júnior em Castelo Branco, no âmbito do 3.º Festival de Guitarra desta cidade. Este evento, a decorrer entre 6 e 16 de Fevereiro, é dirigido a toda a comunidade de guitarra em Portugal, e tem como objectivo proporcionar aos alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco mais do que as actividades lectivas regulares, enriquecendo a sua formação e tornando-os actores centrais do próprio festival. Ao longo de dois fins-de-semana, todos os interessados poderão assistir a vários eventos entre os quais quatro concertos e um curso de guitarra dirigido por Pedro Rodrigues.
Obra de Cândido Lima pela BSP na Casa da Música
No dia 1 de Fevereiro na Casa da Música no Porto celebrou-se a música portuguesa para banda pela pena de compositores de várias gerações, incluindo a obra Coros e Danças Medievais (1978) de Cândido Lima, pela primeira vez interpretada fora do contexto escolar. Além da música deste compositor editado pelo MIC.PT o programa do concerto, na interpretação pela Banda Sinfónica Portuguesa (BSP) sob a direcção de Pedro Neves, incluiu uma encomenda da BSP a Lino Guerreiro, al-Uqṣur “Luxor” fantasia para orquestra de sopros apresentada em estreia absoluta. No âmbito do Concurso Nacional de Composição da BSP, que tem dado a conhecer novos talentos da composição para este tipo de agrupamento, foram ainda apresentadas as obras finalistas desta 3ª edição, de Rui Rodrigues (Viagem de Balão), Pedro Soares (Sopro de Côncovo) e Diogo Carvalho (Gestos).
Daniel Schvetz - novo compositoR EDITADO pelo MIC.PT
No passado mês de Janeiro Daniel Schvetz juntou-se aos Compositores Editados pelo MIC.PT, sendo que neste momento o Catálogo Online de Partituras do MIC.PT inclui três obras suas: Hendecateto Concertante (2014) para ensemble de sopros e percussão, assim como Kasida de la rosa (2011) e Kasida del herido por el agua (2011) para coro e quarteto de guitarras.
Nascido em 1955 em Buenos Aires, Daniel Schvetz reside em Portugal desde 1990, tendo formado numerosos grupos e ensembles de câmara, para os quais compôs obras originais e tendo também adaptado peças de outros compositores, que passaram a formar parte do repertório de várias instituições de ensino da música e de diversas formações. Concluiu o curso de piano no Conservatório Nacional de Buenos Aires López Bouchard, a licenciatura em composição no Conservatório Musical Beethoven em São Paulo e o curso de música eletroacústica no Centro Cultural Ricardo Rojas. Daniel Schvetz desenvolve a sua actividade nas áreas do ensino e da composição e como intérprete. O seu catálogo inclui obras para diversas formações - peças para coro a capella e com acompanhamento instrumental, música de câmara, peças a solo, obras orquestrais com e sem solistas, óperas, ou peças de teatro musical, entre outros géneros.
Novas Partituras editadas pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa
O MIC.PT disponibiliza, a partir do mês de Fevereiro, sete novas partituras de três compositores portugueses da actualidade: A Propos d’un Son (Grisey in Memoriam) (2014) para viola e electrónica de Eduardo Luís Patriarca; Komm tanz mit mir! (1997) para ensemble instrumental, pour un Cadavre Exquis (1995/2010) para ensemble instrumental, Trois Chansons Inachevées (2003) para soprano, saxofone tenor e electrónica, Va(lé)riation 1 (2005) para ensemble instrumental e Va(lé)riation 5-B (2009) para guitarra amplificada e electrónica de António de Sousa Dias; assim como Cantos das Fragas (2013) para violino, violoncelo, gitarra e piano de Cândido Lima.
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, tornando acessível a sua consulta online e download gratuito, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles, e programadores, e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 882 obras de 52 compositores portugueses.
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Novidades MIC.PT
SOS DIGITAL – Património musical e preservação digital

No dia 15 de Janeiro no O’culto da Ajuda (Travessa das Zebras n.º 25) em Belém, Lisboa, das 14h30 às 17h, irá decorrer a conferência SOS Digital - Património musical e preservação digital, organizada pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa e pela DGLAB (Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) em articulação com a RPCPD (Rede de Preservação Comum de Património Digital) da qual o MIC.PT faz parte. Este evento tem como objectivo a apresentação do projecto Continuidade Digital, actualização da actual fase dos trabalhos e exploração do contributo da comunidade de prática da música neste contexto. Contará com comunicações da própria DGLAB - Preservação digital: um esforço solid(t)ário?; de António de Sousa Dias, compositor, professor e investigador no Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (IPA) e Universidade Católica Portuguesa / Escola das Artes / CITAR - Música electrónica "live" e "recasting": três casos de estudo [Jorge Peixinho, Harmónicos (1967), Jorge Peixinho, Sax-Blue (1982) e Cândido Lima, Ñcáãncôa (1995)]; de Miguel Azguime, compositor e director do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa - À procura de um arquivo dinâmico e inteligente para as obras musicais digitais? Histórias, contextos e perspectivas; e de Andreia Nogueira, doutoranda na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova e investigadora associada ao Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical - Pensar o futuro da música contemporânea com o advento da tecnologia digital.
Um momento musical com várias “obras musicais no digital” completará este evento. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição (enviar uma mensagem electrónica para mario.santana@dglab.gov.pt referindo o nome, entidade/serviço e a designação SOS Digital em assunto, assim como "declaração de presença” caso necessário).
Espectáculo em homenagem a Alvaro García de ZÚñiga no O'culto da Ajuda

No dia 17 de Janeiro no O’culto da Ajuda em Lisboa decorrerá um espectáculo dedicado a Alvaro García de Zúñiga, escritor, poeta, filósofo, músico, encenador, e colaborador do Espaço Crítica para a Nova Música, que nos deixou recentemente. Radicado em Portugal desde os anos 1990, Alvaro García de Zúñiga viveu a sua juventude entre o Uruguai, onde nasceu, e a Argentina, onde iniciou a sua formação musical. Da música e das experiências de teatro musical transitou para o teatro e daí para outras escritas, deixando uma obra prolífica. Depois de estudar em Buenos Aires prosseguiu estudos em Londres, passou por Madrid, Paris e Colónia e fixou-se em Lisboa, onde se dedicou sobretudo à escrita. Em Portugal, assinou a autoria de vários espectáculos, incluindo o mais recente programa de leitura e discussão da obra Dom Quixote de la Mancha de Cervantes, no São Luiz Teatro Municipal em Lisboa. Para Alvaro García de Zúñiga, “a língua (e as línguas) são a matéria prima do trabalho.(...) Uma língua sem nacionalidade específica que se diverte a cruzar-se com outras línguas e a inverter as convenções linguísticas”. O espectáculo no O’culto da Ajuda que terá lugar às 21h00 será integralmente preenchido com obras suas, e irá contar com a participação de Teresa Albuquerque, com a qual este poeta-filósofo fundou a associação BlaBlaLab, do harpista e compositor Eduardo Raon, e ainda de outros participantes, seus amigos e cúmplices.
O "aniversário" de Alvaro García de Zúñiga será precedido no dia 16 de Janeiro, também às 21h00 no O'culto da Ajuda, com um espectáculo pelo Powertrio, com Joana Sá no piano, Luís Martins na guitarra e Eduardo Raon na harpa, no contexto do Art's Birthday 2015. Este evento, coproduzido pela Miso Music Portugal e Antena 2, é uma homenagem à Arte e ao seu papel na sociedade. As celebrações do Art's Birthday 2015 que se realizam no O'culto da Ajuda terão transmissão em directo na Antena 2 e para toda a Europa através da União Europeia de Radiodifusão.
 
música hoje na antena 2
14 de Fevereiro, à 1h00 da madrugada
Álvaro Salazar – xadrez entre som
e silêncio

Compositor, maestro, professor e crítico musical, Álvaro Salazar abandonou a carreira diplomática para se dedicar em exclusivo à música. Hoje em dia é detentor de uma produção única, destacando-se como personalidade das mais relevantes e fundamentais da criação musical portuguesa contemporânea. Nesta emissão de Música Hoje iremos visitar a sua obra através das edições do Atelier de Composição do Porto – os CD, Álvaro Salazar – Fugit Irreparabile Tempus (2008) e Álvaro Salazar – Estudos Incomunicantes I/A (2014), assim como o novo livro dedicado a Álvaro Salazar na série dos Compositores Portugueses Contemporâneos.

28 de Fevereiro, à 1h00 da madrugada
Viola solo e electrónica
Música de compositores portugueses

No mês de Janeiro foi lançado o novo CD, Viola solo e electrónica – música de compositores portugueses, do violetista João Pedro Delgado que inclui interpretações de obras de João Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Jaime Reis, José Carlos Sousa e Eduardo Luís Patriarca. O músico procura dinamizar o repertório para viola solo e electrónica, quer através da encomenda de obras a compositores de diversas estéticas, quer através da circulação de obras já compostas; e este CD dá prova disso mesmo, o que é motivo para o Música Hoje visitar esta nova edição.
Novas partituras mic.pt
novos CD NO mic.pt
Álvaro Salazar - Estudos Incomunicantes I/A
Estudos Incomunicantes I/A (2007)
de Álvaro Salazar
intérpretes: Eugénia Chvets, Elsa Marques Silva, Inês Vicente, Membros do Coral de Letras da Universidade do Porto e José Luís Borges Coelho

Edição: Atelier de Composição
Joana Gama, Luís Fernandes
Quest
Composições / improvisações de Joana Gama (piano), Luís Fernandes (electrónica) e John Cage




Edição: Shhpuma
CadavreS Exquis - Portuguese Composers of the 21st Century
45 miniaturas acústicas e electroacústicas de vários compositores portugueses da actualidade

intérpretes: Sond'Ar-te Electric Ensemble sob a direcção de Pedro Neves
Edição: Miso Records
estreias recentes
Isabel Soveral
Anamorphoses VIII
1 de Dezembro, Universidade Autónoma de Madrid
Duo Contracello
Filipe Lopes
Le silence tombe dans le son
3 de Dezembro, Cine-Teatro Constantino Nery, Matosinhos
Filipe Lopes, electrónica
Igor C. Silva
Gin#122
3 de Dezembro, Cine-Teatro Constantino Nery, Matosinhos
André Dias, kalimba | Igor C. Silva, electrónica
Rui Penha
no man is an island
3 de Dezembro, Cine-Teatro Constantino Nery, Matosinhos
Peter Evans, trompete | Rui Penha, electrónica
Rui Dias
Big Bend
3 de Dezembro, Cine-Teatro Constantino Nery, Matosinhos
Rui Dias, projecção sonora
Gustavo Costa
Halcyonian
3 de Dezembro, Cine-Teatro Constantino Nery, Matosinhos
Gustavo Costa, percussão | Peter Evans,trompete
Eduardo Luís Patriarca
A Propos d'un Son (Grisey in Memorian)
10 de Dezembro, Teatro Viriato, Viseu
João Pedro Delgado, viola
Sérgio Azevedo
Sonata para Viola Solo (estreia da versão integral)
10 de Dezembro, Teatro Viriato, Viseu
João Pedro Delgado, viola
Emanuel Dimas de Melo Pimenta
Voyager 66
14 de Dezembro, Experimental Intermedia Foundation, NY
Emanuel Dimas de Melo Pimenta, electrónica
Daniel Martinho
Concerto for Brass
16 de Dezembro, Casa da Música
Massive Brass Attack! | Sérgio Carolino, direcção musical
Luís Cardoso
Theseus & Minotaur (nova versão para MBA)
16 de Dezembro, Casa da Música
Massive Brass Attack! | Sérgio Carolino, direcção musical
Luís Cardoso
ADAMASTOR - Seres Imaginários 6
16 de Dezembro, Casa da Música
Massive Brass Attack! | Sérgio Carolino, direcção musical | Bruno Pereira, narrador
Daniel Bernardes
LEVIATHAN (nova versão para MBA)
16 de Dezembro, Casa da Música
Massive Brass Attack! | Sérgio Carolino, direcção musical | Daniel Bernardes, piano
Telmo Marques
MBA Short Program
16 de Dezembro, Casa da Música
Massive Brass Attack! | Sérgio Carolino, direcção musical
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